quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nokia está processando HTC e RIM por violarem 45 patentes


A Nokia diz que não queria processar, diz que preferia “evitar litígio”, mas processou: ela acusa HTC, RIM e Viewsonic de violarem, no total, 45 patentes de hardware e software. Será esta uma estratégia para conseguir uma grana extra?
Louise Pentland, chefe do departamento jurídico da Nokia, diz que não tinha jeito: teve que processar as três empresas porque elas usavam “nossas invenções e tecnologias proprietárias”. As patentes de hardware incluem antenas, rádios multimodais e gerenciamento de energia. No campo de software, estão as patentes de menus dinâmicos, multitarefa, app stores, criptografia e navegação, entre outras.
A Nokia revelou que, no trimestre passado, recebeu €430 milhões por licenciamento de patentes – parte disso vem do acordo extrajudicial com a Apple. Mesmo assim, a empresa está sangrando dinheiro: um prejuízo operacional de €1,3 bilhão nos últimos três meses. Mais royalties de patente poderiam significar mais fôlego para a Nokia implementar sua nova estratégia nos celulares, com S40 e Windows Phone (e Meltemi?). Vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não ofenda, não divulgue outros blogs nem outros sites sobre o mesmo.