terça-feira, 3 de abril de 2012

Inventores da tecnologia Wi-Fi vencem batalha multimilionária de patentes


 

O CSRIO — órgão do governo australiano de pesquisa científica e industrial — venceu uma importante batalha de patentes nos Estados Unidos. Depois de provar que foi o responsável pelo desenvolvimento da tecnologia wireless, ou seja, a base dos sinais WiFi utilizados por computadores, smartphones e aparelhos com conexão à internet de todo o mundo, o órgão deve receber milhões de dólares devido às licenças e acordos com as empresas que fabricam e comercializam esses aparelhos.
A tecnologia foi inventada nos anos 90, e desde 2005 o órgão vem processando as empresas que utilizam a tecnologia sem licença. De acordo com uma notícia publicada pelo site Physorg.com, em 2009 os australianos receberam 212 milhões de dólares depois de vencer processos contra 14 empresas, e agora devem receber 230 milhões depois de realizar acordos com outras 23 companhias.

Como surgiu a tecnologia WLAN

Um time de inventores, liderados por John O’Sullivan, desenvolveu a tecnologia enquanto realizavam um estudo sobre radioastronomia. Eles tentavam solucionar um problema relacionado aos sinais de onda de radio, que sofriam distorções e eco ao encontrarem superfícies em ambientes fechados.
O problema foi solucionado com o desenvolvimento de um chip que transmitia os sinais enquanto diminuía a distorção e eco, levando os australianos a vencer a corrida contra empresas de comunicação de todo o mundo, que tentavam resolver o mesmo problema.
O ministro de ciências e pesquisa australiano, Chris Evans, afirmou que esta é uma importante batalha a ser vencida, pois a Austrália deve proteger a propriedade intelectual de seu país, e empresas vendendo bilhões de produtos devem pagar pela tecnologia que estão empregando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não ofenda, não divulgue outros blogs nem outros sites sobre o mesmo.