terça-feira, 10 de abril de 2012

Aprenda a usar os comandos de gestos do Windows 8


Quem acompanha o Tecmundo já sabe que o Windows 8 foi criado para funcionar perfeitamente tanto em PCs quanto em tablets. Para isso, ele responde sem problemas a comandos feitos com o mouse ou a partir do toque na tela.
A fim de tornar a experiência nos tablets mais interessante, a Microsoft criou uma série de funcionalidades e tarefas que podem ser executadas por meio de pequenos gestos, utilizando um ou múltiplos toques na tela.
Se você possui o Windows 8 instalado em um PC com tela touch ou em um tablet, confira alguns dos gestos mais comuns na lista abaixo. Eles podem tornar a sua vida bem mais prática e deixar algumas atividades no computador ainda mais divertidas.

Charms Bar

A nova barra lateral do Windows 8 traz diversas funcionalidades bem interessantes, que fazem com que o acesso a algumas ferramentas do sistema seja bem mais prático. Em um PC com mouse, a Charms Bar pode ser exibida simplesmente posicionando o cursor do mouse no canto direito da tela (ou utilizando o atalho “Tecla do Windows + C”).
No caso de dispositivos touch, para a barra ser revelada é preciso posicionar o dedo no canto mais à direita da tela do aparelho e deslizá-lo para a esquerda. Pronto! As opções da Charms Bar serão exibidas e você pode selecionar aquela que deseja utilizar.
 

Mais detalhes

Alguns itens do sistema têm mais opções do que as exibidas na tela, mas elas não são mostradas para não poluir muito a tela. Para revelar essas configurações, é só tocar sobre elas e manter o dedo pressionado por alguns instantes.
Quando não houver um menu com opções extras para mostrar, o sistema operacional exibe informações mais detalhadas a respeito do objeto selecionado.


Zoom

Como muitos sistemas para mobile, o Windows 8 permite utilizar os dedos para dar zoom em uma imagem ou diminuí-la. Basta você posicionar os dedos na tela e esticá-lo (mais zoom) ou fazer o movimento de “pinça” (menos zoom).
 

Rotacionando

Além de aproximar ou afastar as imagens na tela, você também pode girar uma figura para que ela se ajuste melhor às dimensões do aparelho. Para isso, é só posicionar tocar a tela com dois dedos e fazer o movimento de rotação com eles para o lado desejado.
Em alguns aparelhos é possível utilizar mais de dois dedos para a execução dos movimentos, o que torna a interação entre o ser humano e o sistema operacional muito mais realista.
 

Opções e comandos

No lugar da barra de menus na parte superior da tela, o Windows 8 traz as opções de um programa no rodapé da janela. Porém, essas configurações estão, por padrão, ocultas. Para revelar os itens, é só posicionar o dedo no canto inferior direito da tela do aparelho e deslizá-lo para cima.
Quem utiliza o Windows 8 em um PC com mouse pode exibir essas opções dando um clique com o botão direito do mouse em qualquer posição da tela do aplicativo.
)
.....
Os gestos feitos nos aparelhos touch não têm efeito se reproduzidos com o cursor do mouse. O acesso às funcionalidades descritas acima é feito de outra maneira para quem utiliza computadores que dispõem de mouse e teclado. Em “Os melhores atalhos do Windows 8” você confere alguns atalhos que podem ser muito úteis na utilização do SO da Microsoft. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não ofenda, não divulgue outros blogs nem outros sites sobre o mesmo.