sexta-feira, 2 de março de 2012

Rivais? Mountain Lion e Windows 8 tem mais em comum do que você imagina


Com os smartphones e tablets rapidamente ganhando uma ampla adoção no mercado, até mesmo a IBM está dizendo que vivemos em uma “era pós-PC”. É um mundo de portabilidade, apps e aparelhos com telas sensíveis ao toque. Isso fica claro não apenas pelo domínio dos aparelhos mobile e laptops no lado dos hardwares, mas também pela maneira como Apple e Microsoft estão incorporando recursos de suas plataformas móveis aos seus sistemas desktop. 
A Apple começou a incorporar recursos do iOS ao OS X com o Lion, lançado no meio de 2011, e continuará fazendo isso com o Mountain Lion, que deve chegar até julho. Já a Microsoft usou seu Windows Phone 7 como inspiração, e vai lançar o beta do Windows 8 para desktops e tablets (provavelmente na próxima semana) e possivelmente um telefone baseado no sistema até o final deste ano. As duas abordagens parecem render resultados similares.
Confira abaixo sete maneiras como o Mountain Lion e o Windows 8 incluem recursos que eram encontrados inicialmente em aparelhos mobile.
1. App Store
A Apple popularizou a App Store com a plataforma iOS, e no Lion adicionou a Mac App Store para que os usuários OS X pudessem adquirir apps e até mesmo atualizações de sistemas online. O Mountain Lion dará preferência aos apps “mais seguros” da App Store, e vai até mesmo fornecer uma opção para evitar a instalação de aplicativos que não sejam da App Store. O Windows incluirá a Windows Store com funcionalidades parecidas, afim de permitir uma maior facilidade na navegação, compra e instalação de apps Windows.
2. Tela Cheia
A interface Metro do Windows 8 vai se livrar da barra de tarefas e do menu de inicialização para rodar apps em tela cheia, fornecendo uma experiência parecida com um tablet. O Lion já introduziu essa opção, e o suporte para apps desse tipo cresce à medida que eles são atualizados.
3. Sincronização na nuvem
Sincronizar com a nuvem é algo comum para aparelhos móveis, tanto como uma opção de backup quanto para fornecer armazenamento estendido para aparelhos que possuem uma quantidade limitada de armazenamento local. O Windows 8 incluirá integração com o serviço de armazenamento na nuvem SkyDrive, permitindo que os usuários sincronizem documentos Office, fotos, e possivelmente outros tipos de arquivos. O Mountain Lion irá expandir a integração com o iCloud para não apenas sincronizar a maioria dos seus apps, configurações e mídias compradas através dos seus aparelhos Apple, mas também se comportará como um disco na nuvem para documentos.
4. Apps compartilhados
A Microsoft terá apps disponíveis em sua loja que rodarão tanto em desktops quanto em tablets com Windows 8. Alguns vão até funcionar em aparelhos com processadores ARM. O Mountain Lion incluirá versões desktop de uma variedade de apps do iOS, incluindo Lembretes, Notas, e Game Center, além da mudança de nome do app iChat para Mensagens, ficando assim igual ao seu app “irmão” no iOS.
5. Touch
A interface Metro no Windows 8 foi criada tendo em mente aparelhos com telas sensíveis ao toque. A Microsoft também está prometendo uma versão amigável ao toque do seu pacote de produtividade Office. A Apple tem cada vez mais adicionado suporte multi-toque e gestos a muitos de seus apps, apesar de atualmente tudo isso ser alcançado por meio de touchpads embutidos ou adicionais, como o Magic Trackpad.
6. Resume e Standby
O sistema Lion apresentou o Resume, que permite que um computador seja acordado rapidamente do modo “soneca” (“sleep”) ou até mesmo seja reiniciado, com todos os apps e documentos sendo restaurados ao seu estado anterior – de forma muito parecida como um smartphone ou tablet resume atividades anteriores após ficar sem uso por algum tempo. O Windows 8 incluirá o modo standby, permitindo que apps lidem melhor com interrupções no modo soneca, e permitirá ainda alguma conectividade durante esse modo, similarmente a maneira que os smartphones recebem updates de sistema e apps no seu bolso.
7. LaunchPad e Widgets
A Apple adicionou o LaunchPad no Lion, que exibe apps de maneira muito parecida como o iOS faz, com várias páginas de ícones organizados em uma grade. O Windows 8 usará ícones “tijolos”(“tiles”) que atuam como atalhos para apps, mas também apresentam informações, de maneira muito parecida como os widgets costumam fazer em aparelhos mobile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não ofenda, não divulgue outros blogs nem outros sites sobre o mesmo.